sexta-feira, 15 de julho de 2011

usca ativa procura famílias com direito a programas sociais

Municípios brasileiros já deram início às ações para incluir a população que ainda está fora de programas sociais, como o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no Cadastro Único – base de dados do governo federal utilizada para seleção de beneficiários do Bolsa Família e outros programas sociais.

Uma das iniciativas mais adotadas é o uso de carros, equipados com computador e acesso à internet, que possibilitam o atendimento dos moradores em suas comunidades.


Segundo o secretário adjunto do Trabalho e Assistência Social, Pedro Costa, o Natal em Ação localiza, com esse atendimento volante, muitas pessoas pobres sem qualquer benefício. “Isso ocorre pela falta de informação ou de miséria em que a pessoa se encontra”, explica.
Na última edição, em maio, as 14 secretarias municipais envolvidas atenderam cerca de 200 pessoas. “Destas, 40 pessoas eram de famílias que atendiam aos critérios de baixa renda, mas não recebiam o Bolsa Família”, revela Pedro Costa.



Belford Roxo
A ação itinerante da cidade fluminense, realizada uma vez por mês, busca exclusivamente a inclusão de famílias no Cadastro Único e a atualização cadastral. “Esses atendimentos acontecem em áreas distantes dos Cras”, declara o coordenador municipal do Bolsa Família, Jean Silveira.
Embora faça parte do território do estado do Rio de Janeiro, o município encontra dificuldades de acesso à internet em algumas áreas, o que dificulta o trabalho de cadastramento e atualização cadastral das famílias. Neste caso, as ações são realizadas nas escolas.