segunda-feira, 9 de abril de 2012

Entrevista com o prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim


Dando seguimento as entrevistas que o site oficial do Diretório Estadual passou a publicar desde 2 de abril, publicaremos a entrevista com o prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim. A intenção do presidente Jorge Florêncio é a de interagir com os parlamentares, secretários municipais e estaduais, bem como prefeitos e vereadores do PT, que poderão discutir de forma democrática, neste espaço, o partido no estado do Rio de Janeiro.

As ideias e opiniões expressas na reportagem são de exclusiva responsabilidade do entrevistado, não refletindo, necessariamente, as opiniões da direção do Diretório Estadual do PT. Eis a entrevista.

1 - O senhor é candidato à reeleição e tem o apoio do PT para cumprir mais um mandato. Todavia, enfrentará as prévias no dia 22 de abril. Como vê a questão da disputa dentro do partido?

Prefeito – Como petista, vejo da seguinte forma: se o atual Prefeito de uma cidade pode concorrer à reeleição, se ele se coloca à disposição para isso, e se sua gestão é bem avaliada tanto para o contexto local quanto para o de sustentação da política nacional do partido, ele deveria ser automaticamente o candidato. Ganham com isso, o PT – que pode ver garantida por mais quatro anos a sua presença no executivo local; e ganham a cidade e a população – que terão mais segurança no que tange à continuidade da mudança implantada e dos projetos que estão em andamento. Mas é legítima a colocação das prévias, sob o ponto de vista de que assim é a democracia. Sou um democrata, sou PT, temos importantes projetos em andamento, sei da importância da continuidade das mudanças que implantamos desde 2009 para a cidade e para o país, portanto..., vamos às prévias!

2 - Como avalia as alianças que o PT está fazendo para as eleições de 2012 na Baixada Fluminense?

Prefeito – O PT sempre lutou para que os interesses da população sejam os interesses do poder. Neste sentido, alianças sempre mais à esquerda ampliam o número de projetos com foco no desenvolvimento econômico e social e na inserção com melhoria da qualidade de vida dos que mais precisam. Na minha visão, se é para somar, todas as alianças interessadas em um projeto popular voltado para o social para todos, como é o do PT, são bem-vindas.

3 - Reconhecidamente, sua administração tem excelentes relações com os governos Federal e Estadual. Isso viabiliza muitos investimentos na cidade, porém a população não tem a exata percepção das ações do seu governo. Por que acha que isso acontece?

Prefeito – Pela primeira vez, na história da cidade, Belford Roxo tem projetos e parcerias. Isso significa, na prática, que temos potencial, que sabemos onde queremos chegar e de que modo podemos mudar a realidade para melhor. Asfaltamos mais de 100 km de ruas, becos e avenidas; inauguramos uma Estação de Tratamento de Esgotos (Sarapuí) que estava abandonada; com a conquista de uma alça de acesso ao Arco Metropolitano inserimos esta nova e importante rodovia na rota da economia da cidade; realizamos obras de saneamento em vários bairros; e com trabalho sério ganhamos credibilidade: quando o Governo do Estado implementou os programas "Rio Sem Miséria" e "Renda Melhor", Belford Roxo foi escolhida para 'cidade piloto' no Estado. Temos feito muito, com a consciência de que há muito por fazer – até porque pegamos Belford Roxo no chão, e não temos sido divulgados à altura do tanto que temos realizado. Contribui para isso, em grande parte, a imprensa, que cumpre o seu papel ao denunciar problemas e ao cobrar dos governantes quando necessário, mas que parece esquecer que também é seu dever informar o que tem sido feito de bom. Quando começarmos nossa campanha à reeleição, vamos ter um grande espaço para mostrarmos nossas realizações, e o cenário da "desinformação" vai mudar.

4- O que pode ser considerado um marco na sua administração?

Prefeito – Além das parcerias, inéditas no município, e do grande volume de obras de saneamento e infraestrutura – que têm resultado em um número cada vez maior de investimentos imobiliários e de empresários interessados no município, eu citaria: a grande reforma que fizemos no Hospital Municipal, hoje com 3 emergências 24 horas e agora com Centro Cirúrgico – que antes não existia; o fim do vergonhoso e histórico lixão do Babi, simultaneamente ao início das operações de um moderno Centro de Tratamento de Resíduos; a criação de áreas de proteção ambiental (APAs) em conjunto com diversas ações para ordenar a ocupação urbana e conter as enchentes – como a instalação das bombas de sucção para drenar as cheias do Canal do Outeiro e a entrega de centenas de unidades residenciais por meio do programa Minha Casa Minha Vida; e a construção da Sede própria da Prefeitura.

5- O senhor pode fazer um balanço da sua gestão?

Prefeito – Temos feito e investido como nunca antes na história de Belford Roxo. Além das demais realizações que já mencionei, na Educação, reformamos 32 escolas e vamos entregar toda a rede nos próximos 3 meses; colocamos a merenda escolar entre as 10 melhores do Estado e 25 creches, e uma escola técnica federal, serão instaladas na cidade. Na área de infraestrutura, construímos uma usina de asfalto com capacidade de produzir 40 toneladas por hora e começamos um levantamento completo sobre as necessidades de saneamento de todo o município. Considerando que ao tomar posse pegamos o município arrasado em todas as áreas, e se não bastasse tamanha tragédia, na lista da dívida ativa (no CAUC), temos feito muito. Mudamos o vetor da cidade. Tiramos o município do CAUC e estabelecemos parcerias. Em pouco mais de três anos, inserimos Belford Roxo definitivamente na agenda das principais ações dos governos Estadual e Federal e, com responsabilidade, demos início a uma transformação jamais vista: a de priorizar, em favor da população, os projetos mais urgentes - muitos deles, infelizmente, básicos -, mas que estão na rota do desenvolvimento que avança sobre a região, impulsionado também pela construção de outra nova rodovia, a Transbaixada, e pelos reflexos dos grandes eventos que estão por vir, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

6- Considerações finais.

Prefeito – Em nossa gestão, triplicamos nossa bancada de vereadores, consolidando o PT no município que, pela primeira vez, tem a oportunidade de ter um governo de continuidade com estabilidade e segurança aos projetos que estão sendo implantados no município. Ampliando para 8 anos seu tempo de gestão, com sucesso vamos fazer novo candidato do PT, em 2016. E isso é muito importante, porque estamos num momento especial, tanto se olharmos para o próprio município, quanto para o crescimento do Rio de Janeiro e do país no cenário global. Belford Roxo não pode parar, por isso, reafirmar meu compromisso com o desenvolvimento humano, econômico e social da cidade em que vivo e que governo com alegria, é reafirmar meu compromisso petista com uma cidade mais moderna, mais humana, mais digna, inserindo-a no contexto do desenvolvimento – como Lula fez com o Brasil e como a Presidenta Dilma tem feito. Meu compromisso com o PT está nas minhas raízes sociais, no médico que sou e que sempre trabalhou para pacientes do SUS, na visão humanista de vida que guia a minha trajetória, nas minhas prioridades como Prefeito que trabalha incessantemente para melhorar a qualidade de vida da nossa gente, e na responsabilidade da inclusão social de toda a população de Belford Roxo.

Fonte: Diretório Estadual PT/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário