Os investimentos em saúde constituem uma marca da gestão Eduardo Paes, que construiu cinco novos hospitais no Rio de Janeiro nos últimos quatro anos. Isso significa mais de 1.500 novos leitos hospitalares na cidade.
A Zona Oeste, área mais populosa da cidade, recebeu dois novos hospitais: o Hospital da Mulher, em Bangu, e o Hospital Pedro II, em Santa Cruz. O de Bangu é o primeiro hospital da região voltado exclusivamente para a saúde da mulher, com 80 leitos de internação e 20 leitos de UTI neonatal, em um bairro que não tinha uma única maternidade pública.
O Hospital Pedro II foi inteiramente reformado e modernizado, praticamente reconstruído. Hoje conta com um centro cirúrgico com 11 salas, 70 leitos de UTI, centro de tratamento de queimados, 166 leitos de internação e 51 de observação, totalizando 400 leitos a serviço dos moradores da Zona Oeste.
Quem também ganha um novo hospital é a população da Ilha do Governador. Serão 100 novos leitos, dos quais 70 de internação e os outros 30 igualmente distribuídos entre o Centro de Tratamento Intensivo, a Unidade Coronariana e a Unidade Intermediária. O hospital terá atendimento de emergência, centro cirúrgico, centro de imagem com raio-x e ultrassom, além de equipamentos de endoscopia e eletrocardiograma.
Outro destaque é a Maternidade do Centro, que estava desativada e foi inteiramente restaurada na atual gestão, com quatro pavimentos, centro cirúrgico, consultórios, 88 leitos de internação e 29 leitos de UTI e Unidade Intensiva neonatal. Além desses, o bairro do Leblon ganha a nova Coordenação de Emergência Regional, com 57 leitos, dos quais 34 de tratamento intensivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário