O candidato à reeleição pela coligação Somos um Rio, Eduardo Paes, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (25/07) com representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) no Complexo do Alemão. Paes ouviu sugestões e respondeu perguntas de moradores da comunidade, além de assistir ao desfile com modelos de um projeto social local. O candidato falou ainda sobre a tristeza com a morte da policial militar Fabiana Aparecida de Souza, baleada durante ataque de traficantes à sede da UPP do Alemão na noite de segunda-feira, e prometeu continuar investindo em comunidades com Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs).
- A soldado Fabiana entrou na polícia militar em um momento diferente, no qual as pessoas respeitam e agradecem o PM, e foi brutalmente assassinada por delinquentes que acham que vão retomar esse território. Essa perda nos entristece muito, mas não podemos recuar um milímetro sequer na política de pacificação. Os policiais de UPP merecem atenção e respeito da prefeitura e da população carioca. Temos uma enorme gratidão à polícia por ter devolvido a cidade para o povo carioca. O processo de pacificação não é de um governo, é da sociedade.
Mais de dez organizações estiveram presentes no encontro na sede da ONG Educap, na favela do Matinho. A presidente da Educap, Lúcia Cabral, disse que um dos principais benefícios da gestão Eduardo Paes para a cidade foi a integração da prefeitura com os governos estadual e federal.
- A gente conquistou o desenvolvimento da comunidade com essa integração bem-sucedida entre os três governos. É uma política de melhorias. As comunidades e o Alemão ganharam muito com as Clínicas da Família, por exemplo, que trouxe uma saúde de qualidade para a população. Por isso é importante que essa parceria tenha continuidade, para que os trabalhos desenvolvidos nessa e em outras comunidades permaneçam nos próximos anos.
Assessor executivo do Afroreggae, Reginaldo Lima disse que nos últimos quatro anos os cariocas tiveram um salto na qualidade de vida:
- Nós vivemos quase quatros de uma realidade diferente, tivemos um pico de qualidade de vida, principalmente nas Zonas Norte e Oeste. O Afroreggae é parceiro de Eduardo Paes, o Rio vive uma melhoria visível para todos.
Ao responder às perguntas dos moradores – a maioria sobre infraestrutura, educação e saúde -, Paes afirmou que muito já foi feito no Complexo do Alemão, mas que a comunidade vai continuar sendo um desafio nos próximos anos:
- O complexo do Alemão e da Penha são regiões onde estamos investindo muito. Só aqui no Alemão construímos 15 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs), que são as nossas creches, e alcançamos 100% de cobertura do programa Saúde da Família. Fizemos ainda o cinema 3D, a UPA e a Praça do Conhecimento. É um desafio enorme, essa região ficou muito tempo excluída da cidade. Mas são diversas ações que estão acontecendo aqui e a gente tem que dar continuidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário