Um ano de conquistas e realizações. Na próxima terça-feira (05-06), a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdpdef) de Nova Iguaçu completa um ano de existência. Para comemorar a data, o órgão realizará o seminário “Diversidade e Inclusão”, na Casa de Cultura (Rua Getúlio Vargas, 51, Centro), às 13h. A palestrante do evento será a psicóloga Marise Suplino, do Instituto Ann Sullivan. Durante o seminário, a secretária Daniela Cardoso fará um balanço das realizações da Semdpdef. Quem acompanhar a programação ganhará certificado de participação.
Daniela Cardoso destacou que a Secretaria, criada em 5 de junho de 2011 pela prefeita Sheila Gama, tem acompanhado de perto as pessoas com deficiência física, oferecendo assim a possibilidade de uma melhor qualidade de vida. O órgão conta ainda com o primeiro funcionário com deficiência intelectual nomeado na Prefeitura: é o agente administrativo Tárcio de Oliveira.
“Em um ano, a Secretaria já cadastrou mais de 300 pessoas para o Riocard; capacitou professores em Braille, Libras e autismo; realizou seis encontros do Projeto Com Vivências; lançou a cartilha para acessibilidade (que obriga a construção de calçadas dentro de normas técnicas que facilite o acesso do deficiente); encaminhou mais de 300 pessoas deficientes ao mercado de trabalho e elaborou a cartilha dos direitos e deveres da pessoa com deficiência. Foi um ano de muito trabalho, mas também de muita alegria”, concluiu Daniela Cardoso, enfatizando que no segundo semestre será feito o censo das pessoas com deficiência. “De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Nova Iguaçu tem cerca de 63 mil pessoas com deficiência. Porém, acredito que este número seja bem maior. Mas, só através do censo teremos informações mais precisas”, arrematou.
Fonte: Prefeitura de Nova Iguaçu
Nenhum comentário:
Postar um comentário