sábado, 30 de junho de 2012

Laury Villar será vice de Alexandre Cardoso na disputa pela prefeitura de Caxias

A aliança ‘Amor por Caxias’ que tem como candidato o deputado federal Alexandre Cardoso (PSB) à prefeitura de Duque de Caxias já tem seu vice. É o ex-vereador Laury Villar, do PDT. Com a indicação do candidato a vice-prefeito, a aliança, que é integrada pelo PSB, PDT, PT, PRB, PC do B, PPS e PMN, está completa para concorrer à eleição de outubro.

Segundo o candidato Alexandre Cardoso, a contribuição de Laury Villar será grande ao longo de toda a campanha. “Conheço Laury há muitos anos, sei da sua atuação política na cidade que sempre foi marcada pela coerência e respeito à população”, explicou Cardoso.

Laury Villar é formado em Administração de Empresas e bacharel em Direito. Foi secretário municipal de Esporte e Lazer, presidiu a Câmara Municipal de Vereadores no biênio 2003/2004 e concorreu em 2010 a uma vaga na Assembléia Legislativa.

“Queremos mudar a história de Duque de Caxias. Este é o momento ideal para isto, por termos o melhor candidato e a melhor proposta de governo. É uma honra ter sido escolhido o candidato a vice-prefeito desta aliança. Estarei ao lado de Alexandre Cardoso nesta campanha mostrando que a cidade irá mudar seu destino”, disse Laury Villar.
Fonte: Baixada Fácil

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Prefeitura reinaugura escola e creche em Meriti


A prefeitura de São João de Meriti reinaugurou nesta quinta-feira, (28), a E. M. Charles de Gaulle, no bairro Grande Rio, e a creche Maria Alves Lavouras, no Centro. A primeira atende 312 alunos, com turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Com as reformas a escola ganhou um novo laboratório de informática com capacidade para 30 alunos de cada vez, mais uma sala de aula (total de sete), uma sala multimídia (para vídeo e leitura), sala de recursos, horta escolar e quadra de esportes coberta.

Segundo o diretor Aldo João Peçanha Fontoura, no próximo ano letivo a unidade vai abrir mais 150 novas vagas. O projeto Escola Aberta é desenvolvido com sucesso na Charles de Gaulle e oferece aos alunos oficinas de informática, teatro, dança e pintura, mantendo várias turmas em horário integral.

Em seu pronunciamento, o prefeito Sandro Matos destacou que até o final do ano, cerca de 90% das escolas da rede pública municipal estarão revitalizadas e reformadas. Mesmo salientando que a Educação é a prioridade em sua administração ele convidou um grupo de 15 moradores do entorno para um encontro onde irá expor o plano contra as enchentes daquela região, que, há 30 anos, sofre com falta de esgotamento e drenagem.

Em seguida o prefeito e convidados seguiram para a creche Lavouras, onde participaram de outra solenidade de reinauguração. Situada no Centro de São João de Meriti, a creche foi fundada no final de 1992 e agora passou por obras de reforma e modernização. O pátio foi coberto e ganhou pastilhas nas laterais, foi construída uma rampa de acessibilidade e os banheiros infantis ganharam piso antiderrapante.

As crianças, que já desfrutam de um espaço amplo e confortável vão contar com uma linda horta para aprender desde cedo a ter uma alimentação saudável. A unidade – que atualmente atende a crianças de até três anos – funciona através de um convênio entre a empresa de transporte Flores e a prefeitura.

Em seu discurso, o prefeito Sandro Matos parabenizou toda a equipe pedagógica da creche, que é referência em educação na cidade, e anunciou um choque de gestão nas ruas próximas à unidade. Haverá mudanças na entrada principal da sede da Guarda Municipal e fechamento de ruas e terrenos que durante anos eram usados como depósito de resíduos. “Vão ter que parar de jogar lixo no nosso município”, resumiu o prefeito, que foi aplaudido pelos moradores.

Fonte: Prefeitura de São João de Meriti

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Apoio do prefeito Neto aumenta em 49% chances de eleitor votar em candidato


O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PMDB), é o político com maior capacidade para influenciar positivamente uma candidatura, seja ela qual for, na eleição municipal em Barra Mansa. É o que mostra uma pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pelo diretório municipal do PSDB e divulgada na semana passada. O instituto fez uma avalição geral do cenário para o pleito de outubro, e mostra que o apoio de Neto aumenta em 49% as chances do eleitor votar em um candidato, independente de quem ele seja.

O Ibope mediu o impacto que as candidaturas em Barra Mansa podem sofrer de acordo com possíveis alianças políticas. Foram avaliados nomes de políticos com atuação em âmbito municipal, regional, estadual e nacional. Além de ter maior influência positiva, Neto é também o nome que menos desagrega. Apenas 5% dos entrevistados disseram que o apoio do prefeito diminui as chances de voto em determinado candidato.

Quem mais se aproxima de Neto na capacidade de influenciar a eleição em Barra Mansa é a presidente Dilma Rousseff (PT). Do total de entrevistados, 47% disseram que o apoio da presidente aumenta as chances de um candidato ser votado. Por outro lado, 8% disseram que ela atrapalharia uma chapa. O governador Sérgio Cabral (PMDB) vem logo em seguida, com 33% de influência positiva e 12% de negativa.

De acordo com o Ibope, Neto, Dilma e Cabral são os políticos com maior capacidade de favorecer um candidato, já que os demais nomes avaliados mostram uma equivalência nos índices positivos e negativos, ou então não conseguem afetar uma chapa.

O prefeito Neto tomou conhecimento dos resultados da pesquisa Ibope e disse que ficou feliz: "Fico muito feliz, pois este sentimento é recíproco. Eu tenho um grande carinho pela população de Barra Mansa e ajudarei sempre no que for possível", disse Neto lembrou outras pesquisas que indicaram resultados parecidos:

- Na eleição passada teve um resultado parecido em outra pesquisa, mas eu estava vindo de funções que exerci no Governo do Estado e tinha uma atuação mais ampla a favor das cidades fluminenses em geral. Desta vez vejo isso como reconhecimento ao trabalho que estamos fazendo na prefeitura de Volta Redonda. Eu sempre digo que nós temos nossos problemas e temos de encarar eles de frente. Mas temos de reconhecer também moramos em uma cidade muito boa e que pode melhorar cada vez mais - disse Neto.

Fonte: Diário do Vale

Niterói: Rodrigo Neves recebe o apoio de Cabral, Pezão e Lindbergh


O governador Sérgio Cabral (PMDB) comandou ontem a tropa de aliados que atravessou a Baía de Guanabara para dar apoio ao petista Rodrigo Neves, seu ex-secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, na corrida pela Prefeitura de Niterói. Cabral; o vice-governador Luiz Fernando Pezão; e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) foram bater ponto juntos na convenção do PT niteroiense, que formalizou a candidatura de Neves. Em discurso, Lindbergh e Cabral deixaram claro que a idéia, para eleger o aliado, será levar para Niterói o discurso da harmonia entre os governos federal, estadual e municipal.

“Vamos buscar recursos para o município. Vamos estabelecer parcerias”, disse o governador, que fez questão de lembrar de um tempo em que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva vinha ao Rio e não era, segundo ele, bem tratado; ficava “angustiado” e “constrangido”. Sem citar nomes, Cabral se referiu aos governos de Rosinha Garotinho (PR) e à administração de Cesar Maia (DEM), e aproveitou o embalo para atacar o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira (PDT): “Não dá para o (Hospital Universitário) Antônio Pedro (que é municipal) ficar fechado.”

Aplaudido com entusiasmo pelas cerca de 700 pessoas presentes, Lindbergh — virtual candidato do PT à sucessão de Cabral em 2014 — destacou que a aliança PT-PMDB em torno de Rodrigo Neves “representa o novo modelo de alianças que estamos fazendo no Estado do Rio”. Pezão — virtual candidato de Cabral a sua sucessão — foi aplaudido timidamente e rasgou elogios ao ex-secretário, como fizeram o governador e o senador.

Quando, finalmente, tomou a palavra, Rodrigo Neves partiu para as promessas, dizendo que vai dobrar o efetivo da Guarda Municipal e criar um plano de cargos e salários para a corporação. Também prometeu criar um centro de operações no modelo que existe hoje no Rio de Janeiro para cuidar do trânsito e da segurança.

Fonte: Jornal O Dia

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Rádio PT: Vice-lider do Governo saúda a aprovação de 10% do PIB para a Educação



Um dos principais articuladores na interlocução do Poder Executivo com a Comissão Especial do Plano Nacional de Educação na Câmara, o vice-líder do Governo Dilma no Congresso Nacional, deputado Gilmar Machado (PT – Minas Gerais), saúda deputados e movimentos pela busca, do que agora foi acertado: 10 por cento do PIB – Produto Interno Bruto no financiamento do PNE.

Fonte: Rádio PT

Governo Dilma anuncia mais de R$ 8 bilhões para o PAC Equipamentos


A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (27), durante o lançamento do PAC Equipamentos, programa de compras governamentais que disponibilizará R$ 8,4 bilhões em 2012, que é importante que o governo e toda a sociedade tenham consciência da gravidade da crise econômica internacional para evitar aventuras fiscais.

Dilma afirmou que o PAC Equipamentos é parte do esforço do governo para proteger a produção e os empregos. A presidenta disse estar otimista pois o governo tem os instrumentos para preservar a saúde econômica e as conquistas sociais. De acordo com Dilma, o Brasil não é uma ilha e apesar de sofrer as consequencias da redução do comércio internacional, está em uma situação bastante confortável.

“Nós queremos que esse programa contribua, junto com todas as medidas que tomamos, para melhorar e garantir essa proteção. Serão 8 bilhões e 400 milhões, dos quais mais de 6 bilhões não estavam previstos no orçamento deste ano (…) Considero que uma política de compras governamentais, ela, neste momento, é, sobretudo, uma afirmação de que nós temos mecanismos para enfrentar a crise, e vamos usá-los sem nenhum restrição”.

Fonte: Blog do Planalto

terça-feira, 26 de junho de 2012

Cardoso alerta: maior arrecadador de ICMS tem o menor IDH



Esses dados são oficiais e estão reproduzidos no livro Retratos da Baixa Fluminense, de autoria do deputado Alexandre Cardoso, lançado há pouco mais de um mês em Duque de Caxias. Resultado de dois anos de levantamento, os indicadores apresentados no livro revelam um paulatino empobrecimento da Baixada Fluminense e, especialmente, de Duque de Caxias. O município vem sendo sacrificado nos setores mais importantes para a população, como educação, saúde e segurança.
 

Os dados divulgados pelo Ministério da Educação sobre o Índice de Educação Básica (IDEB) revelam um verdadeiro caos nas escolas municipais. E não é de agora. Em 2005, por exemplo, entre 88 municípios do estado avaliados, a nota dos anos iniciais da educação (até 4ª série) colocou o município em 76º lugar. Em 2007, o município ficou na 73ª posição entre os 91 avaliados. O fosso se ampliou em 2009: Duque de Caxias ocupou o último lugar no IDEB.
 

Nos anos finais da educação básica (até 8ª série), a tragédia se repete. Duque de Caxias ficou em 72º lugar entre os 73 municípios avaliados em 2005, 80° lugar entre os 83 avaliados em 2007 e em último lugar no IDEB de 2009.
 

Igualmente preocupante é a gestão da saúde pública de Duque de Caxias. O indicador mais dramático está na forte queda do número de leitos do municípios, esvaziamento que se verifica desde 1981, quando o governo federal transferiu para os municípios a atribuição de gerir esse setor. O livro Retratos da Baixada Fluminense mostra, segundo dados do DATA-SUS, que nesse período o número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) despencou de 1902 para 979 em 2008, enquanto a população aumentou, de 575.814 mil habitantes em 1980 para 842.687 em 2007.
 

"Os problemas vêm se agravando desde 2005. Os administradores municipais assistem o empobrecimento, mas não buscam, efetivamente, uma articulação com os governos estadual e federal para enfrentar os problemas. A população cresceu na mesma medida em que a gestão pública na educação, saúde e segurança pública foi se apequenando. O que se verifica é que as ações públicas para reverter o quadro são pífias e não surtem resultado", diz o deputado Alexandre Cardoso.
 

Segundo os dados publicados no livro, os números sobre segurança também são alarmantes: de 2008 a 2009, houve um aumento de 60,9% na apreensão de drogas, o que revela uma explosão no consumo, especialmente do crack, que se transformou num flagelo para Duque de Caxias em decorrência do alto envolvimento de jovens que abandonaram a família e a escola e passaram a ocupar espaços públicos para se drogar.
 

No mesmo período cresceram também outras modalidades de crime. Os latrocínios (roubo seguido de morte) aumentaram 9,1%; os assaltos a pedestres, 14,8%; os estupros, 50%; os roubos de carro 4,2%; e, os homicídios, 2,3%.
 

"Duque de Caxias precisa passar por um choque de gestão", afirma o deputado Alexandre Cardoso.

Fonte: Dep. Alexandre Cardoso

Chapa PT/PMDB terá Makhoul e Delvaux


A aliança entre PT e PMDB em Campos foi costurada pelo próprio governador Sérgio Cabral e pelo presidente estadual do PMDB, Jorge Picciani. O PT terá como candidato a prefeito o médico Makhoul Moussalem e o vice será do PMDB – O nome mais provável é do professor universitário Alexandre Delvaux.

Fonte: Folha da Manhã On line

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pronatec vai oferecer 40 mil vagas em cursos na área de turismo

Até a Copa do Mundo de 2014, o governo federal terá oferecido 240 mil cursos em 30 áreas como agentes de viagem, camareira, garçom, recepcionista de eventos. Em entrevista ao programa de rádio Café com a Presidenta, Dilma disse que o governo promete abrir também 32 mil vagas em cursos de línguas estrangeiras.

Os cursos serão gratuitos e terão oferta em 116 cidades, entre elas, as 12 que sediarão jogos da Copa do Mundo, os municípios em torno dessas cidades e outras localidades que são destinos turísticos reconhecidos internacionalmente. “Quem tiver interesse em um desses cursos deve fazer sua inscrição na página do Ministério do Turismo na internet, desta sexta-feira [29/6] até o dia 16 de julho”, orientou a presidenta durante programa.

Segundo Dilma Rousseff, o setor de turismo no Brasil cresceu 6% em 2011, o dobro da média mundial; e hoje o setor emprega formalmente 2,8 milhões de trabalhadores em todo o país.
A presidenta atribui esse crescimento não só ao aumento de estrangeiros visitando o Brasil, mas também ao turismo interno. “Em 2011, desembarcaram no Brasil 5,43 milhões de estrangeiros. Já os desembarques domésticos, de avião, aqui dentro do país somaram 79 milhões no ano”, contabilizou Dilma. “Isso é o resultado do grande número de visitantes estrangeiros no Brasil, mas principalmente é graças ao grande número de brasileiros que estão viajando, alguns pela primeira vez, e descobrindo as belezas do nosso país”, ponderou.

De acordo com o Dilma, além da capacitação de pessoal, há investimentos em infraestrutura (rodovias, portos e aeroportos ) por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O governo está fazendo obras para que a gente possa receber melhor o turista em todo o nosso país. E que também beneficiam a população no dia a dia, porque a cidade, para ser boa para o turista, tem que ser boa para quem vive nela.”

Fonte: Agência Brasil

Alexandre Cardoso é o candidato do PSB para a prefeitura de Duque de Caxias


O deputado federal Alexandre Cardoso será o candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Duque de Caxias, para disputar à prefeitura do município nas eleições de outubro. A indicação ocorreu neste domingo (24/6), durante a convenção do partido, que contou também com a participação de representantes do PT, PDT, PRB, PC do B, PPS e PMN, partidos que integram a aliança para o pleito. Estiveram presentes os senadores L indbergh Faria (PT) e Eduardo Lopes(PRB), os deputados Zaqueu Teixeira e Edson Santos, ambos do Partido dos Trabalhadores entre outras lideranças políticas.

Reunindo mais de três mil pessoas, a movimentação no entorno do local da convenção já era grande desde cedo com centenas de bandeiras das legendas que formam a aliança. A convenção foi aberta pelo presidente do diretório municipal do PSB de Duque de Caxias, Dr. Del. “Hoje é um dia histórico para esta cidade, vamos das início a mudança que tanto sua população espera. Enfrentamos problemas sérios como o lixo jogado na ruas, falta de saneamento básico. Por isso, precisamos mudar esta realidade levando Alexandre Cardoso à prefeitura”, conclamou.

O senador Lindbergh Farias (PT), uma das primeiras lideranças nacionais a apoiar a aliança ao partido socialista e a candidatura de Alexandre Cardoso, afirmou que este era um grande momento para o município de Duque de Caxias. “ Estou muito feliz pois desde o início defendi uma aliança com o PSB e que tivesse o comando de Alexandre Cardoso. O diretório municipal do PT ficou dividido em aceitar esta posição. Um dia recebi uma ligação do presidente Lula para que fosse até São Paulo para conversar. Ele deixou claro gostaria que estivéssemos de Alexandre. Felizmente tudo se acertou e hoje estamos caminhando ao lado dele”, explica o senador.

Lindbergh destacou que a cidade só ganhará com a vitória de Alexandre Cardoso. “ Alexandre sempre esteve ao lado do ex- presidente Lula e com a presidente Dilma Roussef em todos os momentos. É um grande articulador e poderá trazer os recursos necessários para que Caxias possa mudar sua história. Estarei caminhando e pedindo votos para Alexandre, pois sei que ele pretende fazer por seu município”, disse o petista.

A atuação do deputado federal Alexandre Cardoso foi um dos motivos para que o Partido Republicano Brasileiro (PRB), integrasse a aliança. “ O trabalho de Alexandre Cardoso à frente da secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, mostrou sua competência e capacidade para . Temos certeza que ele irá demonstrar esta mesma qualidade na prefeitura”, diz.

O candidato da aliança Por Amor a Caxias, Alexandre Cardoso, agradeceu o apoio dos partidos, destacando que Duque de Caxias tem problemas sérios e que precisam ser enfrentados, como a falta de água e saneamento básico. “Mais de 50% da população desta cidade não tem água encanada. A cidade enfrenta problemas sérios na coleta de lixo e falta saneamento básico. Ao ser indicado pelos partidos que contribuíram para as mudanças feitas pelo ex- presidente Lula e pela presidente Dilma Roussef sabemos da responsabilidade que temos. Vamos mudar a história desta cidade que hoje tem índices tão negativos na Educação e nas Saúde, mas possui a segunda arrecadação de ICMS do Estado', finalizou.

Fonte:  Jornal do Brasil

PMDB e PT oficializam união

O prefeito Eduardo Paes (PMDB), 42, tentará a reeleição à Prefeitura do Rio nas eleições deste ano. O nome do prefeito foi confirmado pelo partido na convenção realizada sábado. O vice será o vereador Adilson Pires (PT), também confirmado em convenção petista.

Antes de chegar ao diretório municipal de seu partido, Paes esteve na convenção do PT acompanhado do governador Sérgio Cabral. A ideia era acalmar os ânimos de alguns petistas contrários à aliança com o PMDB nas eleições para a prefeitura.

O grupo ligado ao deputado federal Alessandro Molon (RJ) e de fundadores do partido no Rio defendiam a candidatura própria. Foram votos vencidos diante do acordo firmado entre o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e o governador do Rio, Sérgio Cabral.

Na convenção do PMDB, sobraram elogios ao atual vice-prefeito Carlos Alberto Muniz, que abriu mão de disputar a reeleição a vice, e ao presidente regional do partido, Jorge Picciani.

Fonte: Jornal de Hoje

PSB Caxias escolhe Alexandre Cardoso para disputar a eleição à prefeitura da cidade


O deputado federal Alexandre Cardoso será o candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Duque de Caxias, para disputar à prefeitura do município nas eleições de outubro. A indicação ocorreu neste domingo (24/6), durante a convenção do partido.
 

Reunindo mais de três mil pessoas, a movimentação no entorno do local da convenção já era grande desde cedo com centenas de bandeiras das legendas que formam a aliança. A convenção foi aberta pelo presidente do diretório municipal do PSB de Duque de Caxias, Dr. Del. "Hoje é um dia histórico para esta cidade, vamos das início a mudança que tanto sua população espera. Enfrentamos problemas sérios como o lixo jogado na ruas, falta de saneamento básico. Por isso, precisamos mudar esta realidade levando Alexandre Cardoso à prefeitura", conclamou.
 

O senador Lindbergh Farias (PT), uma das primeiras lideranças nacionais a apoiar a aliança ao partido socialista e a candidatura de Alexandre Cardoso, afirmou que este era um grande momento para o município de Duque de Caxias. " Estou muito feliz pois desde o início defendi uma aliança com o PSB e que tivesse o comando de Alexandre Cardoso. O diretório municipal do PT ficou dividido em aceitar esta posição. Um dia recebi uma ligação do presidente Lula para que fosse até São Paulo para conversar. Ele deixou claro gostaria que estivéssemos de Alexandre. Felizmente tudo se acertou e hoje estamos caminhando ao lado dele", explica o senador.
 

Lindbergh destacou que a cidade só ganhará com a vitória de Alexandre Cardoso. " Alexandre sempre esteve ao lado do ex- presidente Lula e com a presidente Dilma Roussef em todos os momentos. É um grande articulador e poderá trazer os recursos necessários para que Caxias possa mudar sua história. Estarei caminhando e pedindo votos para Alexandre, pois sei que ele pretende fazer por seu município", disse o petista.
 

A atuação do deputado federal Alexandre Cardoso foi um dos motivos para que o Partido Republicano Brasileiro (PRB), integrasse a aliança. " O trabalho de Alexandre Cardoso à frente da secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, mostrou sua competência e capacidade para . Temos certeza que ele irá demonstrar esta mesma qualidade na prefeitura", diz.
 

O candidato da aliança Amor Por Caxias, Alexandre Cardoso, agradeceu o apoio dos partidos, destacando que Duque de Caxias tem problemas sérios e que precisam ser enfrentados, como a falta de água e saneamento básico. "Mais de 50% da população desta cidade não tem água encanada. A cidade enfrenta problemas sérios na coleta de lixo e falta saneamento básico. Ao ser indicado pelos partidos que contribuíram para as mudanças feitas pelo ex- presidente Lula e pela presidente Dilma Roussef sabemos da responsabilidade que temos. Vamos mudar a história desta cidade que hoje tem índices tão negativos na Educação e nas Saúde, mas possui a segunda arrecadação de ICMS do Estado", finalizou.

Fonte: Dep. Alexandre Cardoso

PT confirma a candidatura de Dr. Makhoul em convenção no próximo sábado dia 30 de Junho


O Partido dos Trabalhadores (PT) vai realizar sua convenção no próximo dia 30 (sábado), o evento será realizado no Clube Regatas Campista, às 9h, localizado na Avenida XV de Novembro nª 25 Centro. Durante o evento será feita a homologação da pré-candidatura de vereadores pelo PT e a confirmação da candidatura à prefeito de Dr. Makhoul e do seu vice, para as eleições municipais deste ano em Campos dos Goytacazes.

Fonte: Blog Inform@

Alexandre Cardoso é o candidato do PSB para a prefeitura de Duque de Caxias


O deputado federal Alexandre Cardoso será o candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Duque de Caxias, para disputar à prefeitura do município nas eleições de outubro. A indicação ocorreu neste domingo (24/6), durante a convenção do partido, que contou também com a participação de representantes do PT, PDT, PRB, PC do B, PPS e PMN, partidos que integram a aliança para o pleito. Estiveram presentes os senadores L indbergh Faria (PT) e Eduardo Lopes(PRB), os deputados Zaqueu Teixeira e Edson Santos, ambos do Partido dos Trabalhadores entre outras lideranças políticas.

Reunindo mais de três mil pessoas, a movimentação no entorno do local da convenção já era grande desde cedo com centenas de bandeiras das legendas que formam a aliança. A convenção foi aberta pelo presidente do diretório municipal do PSB de Duque de Caxias, Dr. Del. “Hoje é um dia histórico para esta cidade, vamos das início a mudança que tanto sua população espera. Enfrentamos problemas sérios como o lixo jogado na ruas, falta de saneamento básico. Por isso, precisamos mudar esta realidade levando Alexandre Cardoso à prefeitura”, conclamou.

O senador Lindbergh Farias (PT), uma das primeiras lideranças nacionais a apoiar a aliança ao partido socialista e a candidatura de Alexandre Cardoso, afirmou que este era um grande momento para o município de Duque de Caxias. “ Estou muito feliz pois desde o início defendi uma aliança com o PSB e que tivesse o comando de Alexandre Cardoso. O diretório municipal do PT ficou dividido em aceitar esta posição. Um dia recebi uma ligação do presidente Lula para que fosse até São Paulo para conversar. Ele deixou claro gostaria que estivéssemos de Alexandre. Felizmente tudo se acertou e hoje estamos caminhando ao lado dele”, explica o senador.

Lindbergh destacou que a cidade só ganhará com a vitória de Alexandre Cardoso. “ Alexandre sempre esteve ao lado do ex- presidente Lula e com a presidente Dilma Roussef em todos os momentos. É um grande articulador e poderá trazer os recursos necessários para que Caxias possa mudar sua história. Estarei caminhando e pedindo votos para Alexandre, pois sei que ele pretende fazer por seu município”, disse o petista.

A atuação do deputado federal Alexandre Cardoso foi um dos motivos para que o Partido Republicano Brasileiro (PRB), integrasse a aliança. “ O trabalho de Alexandre Cardoso à frente da secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, mostrou sua competência e capacidade para . Temos certeza que ele irá demonstrar esta mesma qualidade na prefeitura”, diz.

O candidato da aliança Por Amor a Caxias, Alexandre Cardoso, agradeceu o apoio dos partidos, destacando que Duque de Caxias tem problemas sérios e que precisam ser enfrentados, como a falta de água e saneamento básico. “Mais de 50% da população desta cidade não tem água encanada. A cidade enfrenta problemas sérios na coleta de lixo e falta saneamento básico. Ao ser indicado pelos partidos que contribuíram para as mudanças feitas pelo ex- presidente Lula e pela presidente Dilma Roussef sabemos da responsabilidade que temos. Vamos mudar a história desta cidade que hoje tem índices tão negativos na Educação e nas Saúde, mas possui a segunda arrecadação de ICMS do Estado', finalizou.

Fonte: Jornal do Brasil

domingo, 24 de junho de 2012

Festa petista em Duque de Caxias


O Partido dos Trabalhadores (PT) consolidou a aliança com o deputado federal Alexandre Cardoso, que será o candidato a prefeito do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Duque de Caxias, nas eleições municipais de outubro. O evento foi prestigiado pelo senador Lindberg Farias, pelo presidente do Diretório Estadual do PT, Jorge Florêncio, pelos deputados federais Edson Santos e Luiz Sérgio e pelo deputado estadual Zaqueu Teixeira. A indicação ocorreu neste domingo (24/06) e contou também com a participação de representantes do PDT, PRB, PC do B, PPS e PMN, partidos que integram a aliança para o pleito.

Reunindo mais de três mil pessoas, a movimentação no entorno do local da convenção já era grande desde cedo com centenas de bandeiras das legendas que formam a aliança. O senador Lindbergh Farias (PT), uma das primeiras lideranças nacionais a apoiar a aliança ao partido socialista e a candidatura de Alexandre Cardoso, afirmou que este era um grande momento para o município de Duque de Caxias. "Estou muito feliz, pois desde o início defendi uma aliança com o PSB e que tivesse o comando de Alexandre Cardoso. O diretório municipal do PT ficou dividido em aceitar esta posição. Um dia recebi uma ligação do presidente Lula para que fosse até São Paulo para conversar. Ele deixou claro que gostaria que estivéssemos ao lado de Alexandre. Felizmente tudo se acertou e hoje estamos caminhando ao lado dele", explica o senador.
O presidente do Diretório Estadual do PT, Jorge Florêncio destacou que a cidade só ganhará com a vitória de Alexandre Cardoso. "Alexandre sempre esteve ao lado do ex-presidente Lula e com a presidente Dilma Rousseff em todos os momentos. E essa aliança com o Governo federal poderá trazer os recursos necessários para que Caxias possa mudar sua história", finalizou Jorge Florêncio

Fonte: PT Rio

PSB-Duque de Caxias escolhe Alexandre Cardoso para disputar eleição à prefeitura da cidade


A indicação ocorreu neste domingo (24/6), durante a convenção do partido, que contou também com a participação de representantes do PT, PDT, PRB, PC do B, PPS e PMN, partidos que integram a aliança para o pleito. Estiveram presentes os senadores L indbergh Faria (PT) e Eduardo Lopes(PRB), o deputado estadual Zaqueu Teixeira (PT), os deputados federais Edson Santos e Luiz Sérgio (PT), a deputada enfermeira Rejane (PC do B) e o deputado estadual Bruno Correa (PDT), entre outros representantes políticos.

Reunindo mais de três mil pessoas, a movimentação no entorno do local da convenção já era grande desde cedo com centenas de bandeiras das legendas que formam a aliança. A convenção foi aberta pelo presidente do diretório municipal do PSB de Duque de Caxias, Dr. Del. “Hoje é um dia histórico para esta cidade, vamos das início a mudança que tanto sua população espera. Enfrentamos problemas sérios como o lixo jogado na ruas, falta de saneamento básico. Por isso, precisamos mudar esta realidade levando Alexandre Cardoso à prefeitura”, conclamou.

O senador Lindbergh Farias (PT), uma das primeiras lideranças nacionais a apoiar a aliança ao partido socialista e a candidatura de Alexandre Cardoso, afirmou que este era um grande momento para o município de Duque de Caxias. “ Estou muito feliz pois desde o início defendi uma aliança com o PSB e que tivesse o comando de Alexandre Cardoso. O diretório municipal do PT ficou dividido em aceitar esta posição. Um dia recebi uma ligação do presidente Lula para que fosse até São Paulo para conversar. Ele deixou claro gostaria que estivéssemos de Alexandre. Felizmente tudo se acertou e hoje estamos caminhando ao lado dele”, explica o senador.

Lindbergh destacou que a cidade só ganhará com a vitória de Alexandre Cardoso. “ Alexandre sempre esteve ao lado do ex- presidente Lula e com a presidente Dilma Roussef em todos os momentos. É um grande articulador e poderá trazer os recursos necessários para que Caxias possa mudar sua história. Estarei caminhando e pedindo votos para Alexandre, pois sei que ele pretende fazer por seu município”, disse o petista.

A atuação do deputado federal Alexandre Cardoso foi um dos motivos para que o Partido Republicano Brasileiro (PRB), integrasse a aliança. “ O trabalho de Alexandre Cardoso à frente da secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, mostrou sua competência e capacidade para . Temos certeza que ele irá demonstrar esta mesma qualidade na prefeitura”, diz.

Fonte: Caxias Digital

sábado, 23 de junho de 2012

Adilson Pires é confirmado vice de Eduardo Paes


O diretório municipal do PT no Rio referendou, por unanimidade, no sábado, 23/06, a candidatura do vereador Adilson Pires a vice-prefeito na chapa de Eduardo Paes. A convenção aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários no centro do Rio de Janeiro. Ao todo, 76 vereadores vão disputar uma cadeira no legislativo pelo Partido dos Trabalhadores, sendo 1/3 desse número formado por candidatas mulheres.

Estiveram presentes na convenção, que tem 18 partidos aliados, o governador de Estado Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito Eduardo Paes, a deputada federal Benedita da Silva, que também representou o diretório nacional, e Alberes Lima, presidente do diretório municipal, entre outros políticos.

Em seu discurso Eduardo Paes ressaltou a importância de Adilson Pires na Câmara. “Adilson foi um grande vereador e um grande líder de governo na Câmara. Tenho o maior orgulho das transformações que pudemos permitir nossa população viver. Adilson Pires trouxe para a prefeitura uma população que nunca foi ouvida no Rio. Foi o PT que permitiu essa transformação. O PT e o PMDB representam um viés de esforços que fez transformações efetivas na vida da população. Tenho muito orgulho de ter Adilson Pires nessa aliança” afirmou Paes.

Para o vereador Adilson Pires, o prefeito sempre respeitou o programa do PT. “Tenho muito orgulho de participar desse momento do Rio de Janeiro. O prefeito cumpriu grande parte das propostas do que o PT sempre defendeu para todos no Rio de Janeiro. Estou falando de uma aliança que tem salvado vidas, com a implementação das clínicas da família e as UPAs. Nós estamos fazendo um governo de história no Rio de Janeiro” afirma Adilson.

O governador Sergio Cabral destacou o sucesso da aliança entre o PT e o PMDB. Para Cabral, Adilson como líder do governo viabilizou o sucesso de vários projetos do governo Paes. “Essa aliança não será traduzida por um acordo político e sim pela melhoria na qualidade de vida da população. Adilson Pires é um grande político e um grande ser humano. É um golaço essa escolha. Com certeza, Adilson vai trabalhar com eficiência para um governo ainda melhor” ressalta Cabral.

Estiveram presentes na convenção, que tem 18 partidos aliados, o governador de Estado Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito Eduardo Paes, a deputada federal Benedita da Silva, que também representou o diretório nacional, e Alberes Lima, presidente do diretório municipal, entre outros políticos.

Em seu discurso Eduardo Paes ressaltou a importância de Adilson Pires na Câmara. "Adilson foi um grande vereador e um grande líder de governo na Câmara. Tenho o maior orgulho das transformações que pudemos permitir nossa população viver. Adilson Pires trouxe para a prefeitura uma população que nunca foi ouvida no Rio. Foi o PT que permitiu essa transformação. O PT e o PMDB representam um viés de esforços que fez transformações efetivas na vida da população. Tenho muito orgulho de ter Adilson Pires nessa aliança" afirmou Paes.

Para o vereador Adilson Pires, o prefeito sempre respeitou o programa do PT. "Tenho muito orgulho de participar desse momento do Rio de Janeiro. O prefeito cumpriu grande parte das propostas do que o PT sempre defendeu para todos no Rio de Janeiro. Estou falando de uma aliança que tem salvado vidas, com a implementação das clínicas da família e as UPAs. Nós estamos fazendo um governo de história no Rio de Janeiro" afirma Adilson.

O governador Sergio Cabral destacou o sucesso da aliança entre o PT e o PMDB. Para Cabral, Adilson como líder do governo viabilizou o sucesso de vários projetos do governo Paes. "Essa aliança não será traduzida por um acordo político e sim pela melhoria na qualidade de vida da população. Adilson Pires é um grande político e um grande ser humano. É um golaço essa escolha. Com certeza, Adilson vai trabalhar com eficiência para um governo ainda melhor" ressalta Cabral.

Fonte: PT Rio

Críticas a Cesar Maia e Garotinho dominam a convenção do PMDB


A convenção do PMDB, dedicada a oficializar a candidatura à reeleição do prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e do vereador Adilson Pires (PT) como vice, foi marcada por duras críticas ao ex-prefeito Cesar Maia (DEM) e ao ex-governador Anthony Garotinho (PR), que se uniram este ano para lançar seus filhos Rodrigo Maia (DEM) e Clarissa Garotinho (PR) numa chapa rival.

Junto com o governador Sérgio Cabral, Paes - coligado a 18 legendas - focou o discurso em críticas às administrações anteriores. Deu destaque à aprovação automática nas escolas municipais e à construção da Cidade da Música, na Barra da Tijuca - que custou R$ 600 milhões aos cofres públicos e ainda não está funcionando.

"Felizmente o Rio de Janeiro já enfrentou o momento em que o prefeito queria ser governador e o governador queria ser o presidente da República. Era um completo desrespeito ao povo. Nenhum dos dois queria transformar a vida da população para melhor", disparou Paes, relembrando as dissidências entre os inimigos políticos Cesar Maia e Anthony Garotinho, no final da década de 90 e início dos anos 2000. Em1998, Maia candidatou-se sem sucesso ao governo do estado. Acabou derrotado por Garotinho. Já em 2002, Garotinho também não teve êxito quando tentou a cadeira de presidente da República.

Fonte: Jornal do Brasil

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Benedita da Silva defende ação das mulheres em políticas de inclusão social



Deputada do PT-RJ reforçou o discurso da presidenta Dilma na Rio + 20 e destacou o papel feminino nesta luta



A presidenta Dilma Rousseff reforçou na Rio + 20 a necessidade de debater e agir para diminuir a fome no mundo com desenvolvimento sustentável. A deputada Benedita da Silva (PT/RJ) reforça o discurso ressaltando o papel da mulher nos momentos históricos.

“Entendendo que nós mulheres temos tido em toda a história do mundo uma participação importante como aquela que mais cuida, aquela que está mais atenta e este momento é um momento muito especial porque temos uma nova classe média que está surgindo e poderá perfeitamente dentro de outro tipo de desenvolvimento sustentável garantir um futuro melhor combinando meio ambiente com economia e com a inclusão social”.

A parlamentar petista disse ainda que a presidenta Dilma Rousseff consegue ver a dimensão da sustentabilidade e da inclusão juntas, uma vez que estes dois temas não podem ser tratados separadamente.

“A presidenta Dilma dá um pontapé inicial quando identifica que mais de 36 milhões de pessoas saíram da linha da pobreza e mais 26 mil entraram para a classe média. Esse diálogo é extremamente importante. É o resultado das políticas de inclusão social, de desenvolvimento econômico”, explicou a deputada.

Fonte: Rádio & TVPT

PV e PT juntos em Niterói


Candidato a prefeito de Niterói, o deputado estadual Rodrigo Neves (PT) anunciou ontem que o ambientalista Axel Grael (PV) será o seu vice. Ex-presidente da Feema, hoje integrante do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) —, Grael pediu demissão do cargo em 2008 por ter sofrido pressões para agilizar a concessão de licenças ambientais a empresas.

Para Rodrigo Neves, a escolha de Axel Grael se deu pela capacidade do ambientalista, que é engenheiro florestal, de contribuir com projetos para o desenvolvimento sustentável de Niterói.

“O Axel é um exemplo de luta pela qualidade de vida, pela defesa pela Baía da Guanabara, além de possuir uma trajetória belíssima pela inclusão social através do esporte”, disse o deputado. Axel Grael é irmão dos velejadores e medalhistas olímpicos Torben e Lars Grael, e desenvolve projeto social para crianças na natação e na vela.

Entusiasmado com o convite, Axel Grael, que tem 53 anos, disse que é a primeira vez que concorre a um cargo eletivo. “Sou amigo do Rodrigo há um bom tempo. Conversamos sobre o assunto há cerca de três semanas e me entusiasmei com o convite porque sei que ele tem a melhor proposta para Niterói”, destacou.

O anúncio da aliança com o PV foi na sede do diretório municipal do PMDB, com a presença do presidente do diretório municipal do partido, Eurico Toledo. O PMDB, partido do governador Sérgio Cabral, é um dos 10 partidos que integram a frente pró-Rodrigo. Além do PV, os outros são PCdoB, PRB, PSC, PMN, PHS, PSDC, PTN e PTdoB.

Fonte: Jornal O Dia

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Saúde repassa R$ 28,2 milhões para Unidades de Pronto Atendimento e Samu


O Ministério da Saúde liberou R$ 28,2 milhões para a rede Saúde Toda Hora, para custeio e qualificação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Sete estados serão beneficiados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, Pará, Pernambuco e São Paulo.

A rede articula e integra todos os equipamentos de saúde para ofertar à população o acesso mais humanizado e integral aos serviços de urgência e emergência.
O ministério exige, como critério para o repasse de recursos adicionais destinado à qualificação de UPAs, a comprovação da cobertura do Samu 192 e o desenvolvimento de atividades de educação permanente. Com a unidade qualificada, o custeio anual, para a unidade de porte III, passa para R$ 6 milhões. À UPA porte II, os recursos são de R$ 3,6 milhões e à UPA porte I são R$ 2,4 milhões.
Atendimento em rede

A Rede de Urgências atua de forma integrada, disponibilizando à população serviços mais próximos das residências. Com as Centrais de Regulação Médica das Urgências do Samu 192, o Ministério da Saúde trabalha na organização da estrutura disponível.

Ao discar 192, o cidadão liga para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, unidade móvel e equipe adequada a cada caso.

A Unidade de Suporte Básico (USB) é um veículo destinado ao transporte inter-hospitalar de pacientes com risco de vida e ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida ainda não disgnósticado, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local e/ou durante transporte até o serviço de destino.

Já a Unidade de Suporte Avançado (USA) é um veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos.

O Samu 192 atende o paciente onde ele estiver - na residência, no local de trabalho ou na via pública. A equipe treinada presta atendimento, no menor tempo possível, salvando vidas e diminuindo sequelas. Já as UPAs contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera por atendimento.