sexta-feira, 1 de junho de 2012

Nova Iguaçu terá 11 ecopontos para recolher entulhos

 O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, lançou, na quinta-feira (31/05), no Centro Municipal de Eventos, em Nilópolis, o Plano Regional de Gestão dos Resíduos da Construção Civil, que contará com a participação de Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Nilópolis. Um dos objetivos é diminuir a quantidade de entulhos nas ruas da região. Serão construídos 53 ecopontos (locais para descarte de entulhos) distribuídos nos seis municípios, sendo que 11 ficarão em Nova Iguaçu. A cidade recolhe cerca de 400 toneladas de entulho por dia.

Carlos Minc explicou que o governo estadual vai investir R$ 5 milhões em uma usina de beneficiamento em São João de Meriti. A unidade deverá estar pronta em 60 dias. “As obras dos 12 primeiros  ecopontos começarão em 20 de julho deste ano. Acredito que os 53  estarão funcionando em março de 2013. Temos que fazer um grande mutirão de retirada de entulho para orientar os moradores que a situação mudou e que  eles poderão até sofrer multas se jogarem entulho nas ruas”, disse Minc, acrescentando que na Baixada Fluminense são recolhidas diariamente 3.500 toneladas de entulho.

A prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama destacou que o “Entulho Limpo da Baixada (ELB) – como está sendo chamado o Plano  Regional de Gestão dos Resíduos da Construção Civil – é uma iniciativa que trará benefícios à região. “Em Nova Iguaçu por mais que recolhamos com frequência, sempre encontramos entulhos espalhados em diversos bairros, inclusive ao longo da Via Light. Os ecopontos são fundamentais para que a população tenha locais específicos para poder despejar o entulho, evitando assim mais poluição”,  concluiu Sheila Gama, acrescentando que Nova Iguaçu tem 67% de sua área coberta por mata.

O superintendente de Políticas de Saneamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Victor Zueibil, fez uma rápida exposição do Programa em um telão. Ele revelou que até 2014 todos os lixões do Estado do Rio serão desativados. O próximo passo será resolver a questão do despejo de entulho. “Nossa meta é construir 105 ecopontos na Baixada Fluminense. Por enquanto nosso objetivo é chegar pelo menos a 53. O governo estadual bancou todo projeto e os municípios vão gerenciar o programa”, concluiu.

Site: Prefeitura de Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário