segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Eduardo Paes e a bandeira olímpica: 'É a reconstrução do Rio de Janeiro'

Na mala para o Brasil, a "reconstrução" do Rio de Janeiro. Pouco depois de receber a bandeira olímpica das mãos de Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), na cerimônia de encerramento de Londres 2012, Eduardo Paes ressaltou a importância de levar o símbolo dos Jogos para a cidade. Mais do que o início oficial de um novo ciclo, o prefeito afirmou que o ato é um passo importante para o crescimento da cidade até 2016.

- É o renascimento do Rio. Já falei com a minha mulher que vou dormir com a bandeira. A partir de hoje, vou ficar com ela na cama. É uma honra representar a minha cidade, o meu país. Olimpíadas significam o mundo todo olhando para nós. É um voto de confiança do resto do mundo para o Brasil. Tudo o que as Olimpíadas significam de mudanças, de coisas físicas e intangíveis, a imagem da cidade, é algo enorme. É uma bandeira de transformação e tem de ser encarada assim - disse o prefeito, que chegou a beijar a bandeira.

Eduardo Paes embarca para o Rio ainda na madrugada desta segunda-feira (horário de Londres). Na terça, levará a bandeira para a presidente Dilma Rousseff, em Brasília. No dia seguinte, o símbolo será levado para pontos turísticos cariocas e, depois, ficará exposto ao público no Palácio da Cidade.

A bandeira olímpica que está com Eduardo Paes foi apresentada pela primeira vez nos Jogos de Seul, em 1988. Desde então, tem passado pelas mãos dos prefeitos de cada sede. Fica guardada em uma caixa com os símbolos de cada edição dos Jogos e só pode ser manuseada com luvas.

- Serve para termos muito orgulho dessa oportunidade. As Olimpíadas mudam uma cidade, não só durante os 15 dias. Basta ver o clima, o astral que está em Londres. A bandeira é o símbolo de transferência das Olimpíadas de uma cidade para a outra. Os Jogos do Rio começam oficialmente hoje.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário