quarta-feira, 18 de julho de 2012

Brasil Sem Miséria cadastra famílias em Nova Iguaçu

Chegou a hora e a vez dos “invisíveis”.  A Busca Ativa, estratégia do Brasil Sem Miséria para encontrar e cadastrar todas as famílias extremamente pobres ainda não localizadas, foi adotada no município de Nova Iguaçu (RJ) e vem sendo referência e destaque por seus avanços e desenvolvimento.

O programa do Governo Federal, desenvolvido em diversos municípios é impulsionado pela criação de equipes volantes da assistência social e pelo aumento de repasses de recursos para as prefeituras. Graças à Busca Ativa, 687 mil famílias anteriormente “invisíveis” foram incluídas no Cadastro Único neste primeiro ano e já estão recebendo o Bolsa Família e outros benefícios sociais.

A missão da equipe é ir onde a extrema pobreza está. A unidade móvel de Busca Ativa de Nova Iguaçu é um ônibus comprado com os recursos do Índice de Gestão descentralizada (IGD) do Bolsa Família e equipado pela prefeitura. O interior do veículo é adaptado para atendimentos individuais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Prevenção à Violência, Márcia Vieira,  o dever não está cumprido e sim apenas começando. “Estamos no início do processo, a inclusão está sendo feita e é muito gratificante. Nós vamos à casa dessas pessoas, pois muitas delas não possuem sequer a condição de pegar um ônibus e ir ao Cras e muitas também não sabem que tem esse direito. A cada dia é uma vitória, além de ser uma realização pessoal e profissional para todos nós levar dignidade para esses cidadãos que tanto precisam” declarou a secretária. A meta do município é incluir 10 mil novas famílias no Cadastro Único até o final de 2012.

De bairro em bairro 

Foi assim, percorrendo a diversos bairros do município, que o Busca Ativa chegou até Márcia Maria da Conceição, 35. A mãe de Atirson, 12, conseguiu fazer a inclusão no Bolsa Família da mais recente chegada, a pequena Emily, de 5 meses.. “Agradeço demais ao Busca Ativa, pois minha filha é recém- nascida e eu não estou tendo condições de sair de casa. É muito bom saber que existem pessoas que realmente se preocupam com a gente, me sinto importante e sei que não estou mais sozinha nessa luta” conta Márcia, que sustenta a família sozinha vendendo sacolés e cosméticos de casa em casa.

Vale ressaltar que a agenda do ônibus está disponível no site da Prefeitura de Nova Iguaçu (novaiguacu.rj.gov.br) com todas as informações dos serviços.

 Prefeitura de Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário