segunda-feira, 30 de abril de 2012

Alberto Cantalice é indicado vice na chapa da prefeita Sheila Gama em Nova Iguaçu


O PT de Nova Iguaçu decidiu apoiar a reeleição da prefeita Sheila Gama. A decisão foi tomada no Encontro Municipal no último domingo (29). Por aclamação, o partido escolheu Alberto Cantalice para vice e o encontro selou a aliança entre o PT e o PDT nas próximas eleições municipais.
O encontro aconteceu no colégio Leopoldo Machado, e contou com as presenças do deputado estadual Zaqueu Teixeira; do presidente do Diretório Estadual, Jorge Florêncio, do presidente do DM de Nova Iguaçu, Sebastião Berriel; dos vereadores Prof.ª Marli, Carlos Ferreira, pastor Wellington, como também dos secretários municipais de Cultura e Turismo, Anderson Batata e de Assistência Social Márcia Vieira.
Para o presidente do DM de Nova Iguaçu, Sebastião Berriel, o encontro reeditou a chapa vencedora de 2008, ocasião em que o PDT apoiou o PT. "O partido deu um passo importante para a consolidação de políticas públicas efetivas para a construção de uma Nova Iguaçu melhor", avaliou Berriel.
Com a indicação de seu nome para a vice-prefeitura, Alberto Cantalice agradeceu a confiança depositada pelos delegados petistas e disse que assumirá o posto, caso eleito, como um advogado dos interesses do PT e do povo iguaçuano.
"O resultado obtido no Encontro Municipal de Nova Iguaçu que definiu a chapa Sheila Gama e Alberto Cantalice, por unanimidade, para disputar as eleições em outubro, não é mérito de ninguém individualmente. Não houve vencidos ou vencedores. Quem ganhou foi a militância do partido que sempre quando chamada para responder aos desafios se faz presente", concluiu.
Antes de terminar o encontro, a prefeita Sheila Gama compareceu no plenário e agradeceu o carinho pela acolhida e o apoio do Partido dos Trabalhadores, lembrando que o seu governo é herança do PT.
"Nesses dois anos a frente do cargo, tenho me preocupado em construir políticas estruturantes. Foi assim com a aprovação dos planos de cargos e salários, do concurso público e com a reforma das escolas municipais. Para fazer mais, quero continuar a frente da prefeitura com o apoio do PT", finalizou Sheila Gama.

Fonte: PT Rio

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dr. Alcides Rolim é escolhido candidato do PT para concorrer à prefeitura de Belford Roxo


O último domingo, 22 de abril, foi uma tarde calorosa na Baixada Fluminense, o Partido dos Trabalhadores de Belford Roxo, o PT, realizou prévias para a escolha do seu representante majoritário para as eleições deste ano. Três chapas se inscreveram, a do vereador Jacó, do vereador Fidélis e do atual prefeito da cidade Dr. Alcides Rolim, entretanto durante a última semana o vereador Fidélis desistiu das prévias em favor do atual prefeito Dr. Alcides Rolim da Chapa Unidade Para Vencer. 


O domingo amanheceu com uma movimentação intensa na cidade com cerca de 500 mil habitantes, faixas de propaganda dos candidatos puderam ser vistas ao longo das vias do município e militantes com suas bandeiras vestiam suas camisas pedindo votos e incentivando suas chapas à vitória. Cerca de 1.500 filiados estavam aptos a votar.

Dr. Alcides Rolim foi o primeiro candidato a chegar ao local de votação na Fabel - Faculdade de Belford Roxo e foi recebido com muitos aplausos e simpatia pelos militantes e pela Primeira Dama e Deputada Federal Suplente Eliane Rolim (PT/RJ), que chegou antes da votação ser iniciada por volta das 9 horas da manhã, acompanhando todo o processo até o final. A festa da democracia só não foi perfeita, porque logo na chegada de Dr. Alcides Rolim, um grupo de militantes da candidatura do Vereador Jacó, partiram para a agressão física, e usaram palavras de cunho homofóbico referindo-se aos assessores do prefeito, o que causou um tumulto entre militantes de ambas as partes. Logo após este incidente, dirigentes do partido pediram calma e civilidade.

O candidato Jacó chegou ao local de votação no início da tarde ao lado de seus assessores e militantes, que mesmo em menor número aguardaram até o final o resultado das prévias.

Militantes se revezaram nos discursos em defesa de suas chapas, vereadores da base aliada do atual prefeito estiveram no local, assim como presidentes de partidos que apoiam o governo do Partido dos Trabalhadores em Belford Roxo. O Presidente Estadual do PT Jorge Florêncio e o Deputado Estadual licenciado atual Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, estiveram nas prévias acompanhando o processo democrático e legítimo do partido.

Ao longo da campanha para as primárias, Dr. Alcides, recebeu o apoio da Executiva Nacional do partido através do Presidente Rui Falcão e do Secretário Geral Paulo Frateschi e do importante apoio da Presidenta Dilma e do ex-Presidente Lula. Os Deputados Federais Luiz Sérgio e Edson Santos, da bancada federal na Câmara, o Secretário de Estado Rodrigo Neves, d Deputado Estadual Líder da bancada do partido na ALERJ André Ceciliano, e vários outros nomes fortes do partido se juntaram à candidatura de Dr. Alcides. O vereador Jacó recebeu de público o apoio do Senador Lindberg.

Foto: Raymondh JrEm entrevista ao SRZD, o Secretário Municipal de Saúde Gustavo Rodrigues, defendeu as prévias como um instrumento democrático do partido, e afirmou que a prévia iria fortalecer ainda mais o nome do prefeito na cidade, bem como legitimar ainda mais o nome de Dr. Alcides, afirmou ainda que a atual gestão coroou os 30 anos de esforço do PT em Belford Roxo, mostrando como se governa para o povo, fazendo as mudanças necessárias para garantir melhorias na qualidade de vida da população como um todo. Um governo democrático e popular será reconhecido e sairá vitorioso deste processo, dando início assim a campanha pela reeleição de Dr. Alcides, com a força do povo e dos trabalhadores, concluiu o Secretário.

Do outro lado um dos articuladores da candidatura de Jacó, afirmou que o candidato possui suas bases políticas construídas no PT e fez duras críticas ao atual governo, afirmando que a solicitação das prévias foi um desejo dos militantes.

A votação teve término às 17h e no mesmo local aconteceu a apuração, que durou cerca de duas horas, e numa disputa apertada Dr. Alcides Rolim foi escolhido pela militância do Partido dos Trabalhadores o candidato à reeleição da prefeitura de Belford Roxo.
O candidato vitorioso falou com exclusividade ao SRZD.

"Eu quero seguir prefeito porque Belford Roxo não pode parar! É necessário dar continuidade às mudanças que iniciamos em 2009, manter forte - e sem interrupções - as parcerias com os governos Federal e Estadual, garantir a continuidade dos projetos implantados e em andamento e, assim, inserir nossa cidade na rota do desenvolvimento e nosso povo nos melhores índices da dignidade, da qualidade de vida e do desenvolvimento social".

Dr. Alcides Rolim Rolim lembrou ainda que muitas obras estão em andamento na cidade, e que quando ele assumiu a prefeitura de B. Roxo tinha apenas uma Unidade de Emergência aberta, o Hospital do Joca, hoje são três, a Atenção Básica atendia cerca de 200 mil usuários em 2008, em 2011 foram mais de 1 milhão, e lembrou que tudo isto é sucesso de um governo que pensa nas pessoas. Ele ressaltou ainda, que não existe nenhum tipo de racha no partido, e que agora após a disputa todos são do mesmo partido e querem um só objetivo: continuar com o jeito petista de governar para o belforroxense.  Dr. Alcides ressaltou ainda, que nos próximos dias se reunirá com o candidato derrotado e com todo o partido.

Fonte: Blog SRZD

PEC que estabelece direitos iguais para trabalhadores domésticos está em...



A relatora, deputada Benedita da Silva (PT-RJ) prevê votação no plenário ainda no 1º semestre deste ano

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), que também é relatora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/2010 que visa revogar o parágrafo único do art. 7º da Constituição Federal, para estabelecer a igualdade de direitos trabalhistas entre os empregados domésticos e os demais trabalhadores urbanos e rurais, informou que a matéria atualmente está na fase final de sua análise na Comissão Especial.

De acordo com a relatora, a discussão da proposta foi enriquecida pela comissão especial criada especificamente para acompanhar a tramitação da PEC, na Câmara dos Deputados.

"Nós estamos quase na fase final do relatório e nós estamos tratando de afunilar os interesses tanto de garantir os direitos das trabalhadoras domésticas quanto do governo, pois temos que saber quem que paga essa conta. É o governo? O empregador? E quais são os direitos e deveres de cada um? Dos trabalhadores e também do empregador?"

A deputada informou que a grande preocupação do governo é com a substituição do parágrafo único do art. 7º da Constituição Federal.

"O governo tem se preocupado porque de fato nós temos que ter algo para colocar no lugar, pois o parágrafo único do art. 7º da Constituição brasileira dá direitos limitados às trabalhadoras domésticas, mas se nós tirarmos apenas o parágrafo único e não garantirmos que as trabalhadoras domésticas terão os direitos dos demais trabalhadores isso vai ser como eu chamo de 'um tiro no pé'. Pois você tira e não fica nenhuma referência para a trabalhadora doméstica".

Para finalizar Benedita destacou que a proposta da PEC ainda será debatida também com as centrais sindicais, órgãos governamentais e com a Convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mas segundo a deputada, a pretensão é que o relatório da proposta seja entregue até 30 de maio para que então a PEC seja encaminhada para votação no plenário da Casa.

"Nós vamos conversar com o presidente da casa, o deputado Marco Maia, e eu tenho a certeza de que o governo irá mobilizar também a sua base para que nós possamos votar e votar em consenso, pois nós queremos votar com muita responsabilidade e consenso no colégio de líderes, e combinar com as lideranças para que essas trabalhadoras tenham realmente esses direitos mais avançados e não tão limitados e que esses direitos venham para ficar".

Fonte: TV PT

terça-feira, 24 de abril de 2012

Advogados, psicólogos e assistentes sociais aprendem a atuar nas UPP's

Advogados, psicólogos e assistentes sociais foram capacitados para atuar nos núcleos de Justiça Comunitária de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro.

Ao longo do ano esses profissionais farão a seleção e capacitação dos agentes de mediação comunitária, cidadãos que residem nas comunidades beneficiadas. O curso, destinado a 27 profissionais, é uma das etapas do projeto viabilizado por meio de convênio entre a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e a Secretaria de Assistência Social de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.

O conteúdo do curso - que será ministrado pela equipe do núcleo de Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) - abrange técnicas de mediação, animação de redes sociais, educação para os direitos e outros temas.

Os núcleos de Justiça Comunitária funcionarão na Cidade de Deus, no Complexo do Alemão, no Complexo do Borel, Providência e Manguinhos, no Rio de Janeiro, e também nos municípios de Nova Iguaçu e São Gonçalo.

Nos últimos três anos, foram capacitados cerca de 700 agentes de mediação comunitária para atender à população. Desde 2009, consultores ministram cursos de capacitação em mediação comunitária para as equipes multidisciplinares e os agentes comunitários dos núcleos apoiados.

As ações do Justiça Comunitária começaram em 2004, a partir de um projeto-piloto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. A decisão de instalar núcleos em outros estados brasileiros ocorreu depois de a prática vencer o 2º Prêmio Innovare, em 2005. Em seguida, a SRJ a transformou em política pública nacional. Hoje, existem 64 núcleos presentes em 14 estados e Distrito Federal.

Fonte: Portal Brasil

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Benedita da Silva - Fórum Evangélico Brasil Sem Miséria



Parlamentar petista, que é evangélica, ressalta preocupação social das entidades religiosas no Brasil



A deputada federal e evangélica Benedita da Silva (PT-RJ) ressaltou que a futura realização do I Fórum Evangélico Brasil Sem Miséria vai fortalecer a interlocução dos evangélicos com as políticas públicas do Brasil, e ajudar a ampliar os trabalhos sociais que atualmente estão sendo desenvolvidos pelas instituições religiosas.
Ela reafirmou a preocupação dos evangélicos com a questão social. “Nós também temos uma preocupação com Brasil, e esse Fórum vai dar para nós não só argumentos, mas ele vai resgatar um trabalho que é feito por todas as denominações e que não consta, evidentemente, como política pública, mas é um braço forte do governo, que são os serviços sociais que as igrejas prestam”.

Benedita ressaltou que é importante debater as iniciativas governamentais no Fórum, e falou que a iniciativa é “pertinente” porque atualmente o Brasil está vivenciando um momento de grande avanço por meio do Programa Brasil Sem Miséria.

“O Brasil Sem Miséria ainda é preciso ser entendido por muita gente porque não se faz muita propaganda, porém mais de 28 milhões de pessoas saíram da miséria e 38 milhões se tornaram classe média. E o Brasil Sem Miséria é muito mais do que o Bolsa Família, pois ele passa pela educação, saúde, acompanhamento e agora no combate ao crack que é um programa do governo federal, e que nós evangélicos na política ou não devemos estar acompanhando”.

Segundo a deputada petista é preciso divulgar os trabalhos realizados pelas igrejas para que elas possam ainda mais contribuir com as questões sociais.

“Muitas instituições vêm trabalhando décadas e mais décadas para este país, mas elas não são conhecidas e reconhecidas do ponto de vista de terem um convênio com o governo e com transparência. Pois muitas são organizações não-governamentais sérias e o governo também precisa olhar para isso, porque eu tenho absoluta certeza, de que o governo federal tem nestas denominações o maior parceiro”, afirma Benedita.

Fonte: Portal do PT

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Programa de inclusão digital do Ministério da Pesca vai beneficiar pescadores

O programa de inclusão digital do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) inaugurou nesta quarta-feira (13) o Telecentro de Pesca-Maré, que vai beneficiar cerca de 640 famílias de pescadores e aquicultores no município de Paraty, no litoral sul fluminense.

O superintendente do ministério no estado do Rio de Janeiro, Jayme Tavares, informou que o pescador vai poder acessar todos os programas do Ministério da Pesca por meio do telecentro, além de fazer cursos educativos e de capacitação profissional à distância. “Vai poder utilizar o instrumento digital como uma ferramenta que a maioria do povo brasileiro já usa e ele não, por falta de acesso”. A meta é, também, facilitar a qualificação de jovens das comunidades de pescadores.

Para o diretor da Colônia de Pescadores Z18, de Paraty, Júnior Alvarenga dos Santos Conceição, o telecentro vai favorecer o desenvolvimento da atividade na região. “Tudo que for em benefício do pescador, para a gente é bom. Porque o setor carece de investimentos e de parcerias. Quanto mais pessoas estiverem dispostas a ajudar o setor, a colônia vê com bons olhos”. A Colônia Z18 tem cerca de 3 mil pescadores.

O telecentro conta com dez computadores ligados à internet com tecnologia multimídia, que engloba impressora, tela de projeção, home theater (cinema em casa) e data show (projetor). Não há custo para as comunidades de pescadores e aquicultores locais.

O projeto é fruto de parceria com o Ministério das Comunicações, por meio do programa de inclusão digital do órgão (Gesac), que leva internet em banda larga a telecentros de todo o País desde 2002.
A administração da unidade de Paraty será feita pela prefeitura municipal. Um conselho gestor, integrado pelas associações de pescadores e aquicultores, MPA e prefeitura, fará avaliações periódicas do funcionamento do telecentro, informou Jayme Tavares.

O Ministério da Pesca e Aquicultura pretende inaugurar ainda este ano, no estado do Rio de Janeiro, os telecentros de Niterói e São Gonçalo, dentro do projeto Telecentro Maré. Pelo programa nacional de telecentros, também está prevista a instalação de telecentros nos municípios fluminenses de Casemiro de Abreu, Macaé e Magé.

Fonte: Portal Brasil

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Entrevista com o prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim


Dando seguimento as entrevistas que o site oficial do Diretório Estadual passou a publicar desde 2 de abril, publicaremos a entrevista com o prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim. A intenção do presidente Jorge Florêncio é a de interagir com os parlamentares, secretários municipais e estaduais, bem como prefeitos e vereadores do PT, que poderão discutir de forma democrática, neste espaço, o partido no estado do Rio de Janeiro.

As ideias e opiniões expressas na reportagem são de exclusiva responsabilidade do entrevistado, não refletindo, necessariamente, as opiniões da direção do Diretório Estadual do PT. Eis a entrevista.

1 - O senhor é candidato à reeleição e tem o apoio do PT para cumprir mais um mandato. Todavia, enfrentará as prévias no dia 22 de abril. Como vê a questão da disputa dentro do partido?

Prefeito – Como petista, vejo da seguinte forma: se o atual Prefeito de uma cidade pode concorrer à reeleição, se ele se coloca à disposição para isso, e se sua gestão é bem avaliada tanto para o contexto local quanto para o de sustentação da política nacional do partido, ele deveria ser automaticamente o candidato. Ganham com isso, o PT – que pode ver garantida por mais quatro anos a sua presença no executivo local; e ganham a cidade e a população – que terão mais segurança no que tange à continuidade da mudança implantada e dos projetos que estão em andamento. Mas é legítima a colocação das prévias, sob o ponto de vista de que assim é a democracia. Sou um democrata, sou PT, temos importantes projetos em andamento, sei da importância da continuidade das mudanças que implantamos desde 2009 para a cidade e para o país, portanto..., vamos às prévias!

2 - Como avalia as alianças que o PT está fazendo para as eleições de 2012 na Baixada Fluminense?

Prefeito – O PT sempre lutou para que os interesses da população sejam os interesses do poder. Neste sentido, alianças sempre mais à esquerda ampliam o número de projetos com foco no desenvolvimento econômico e social e na inserção com melhoria da qualidade de vida dos que mais precisam. Na minha visão, se é para somar, todas as alianças interessadas em um projeto popular voltado para o social para todos, como é o do PT, são bem-vindas.

3 - Reconhecidamente, sua administração tem excelentes relações com os governos Federal e Estadual. Isso viabiliza muitos investimentos na cidade, porém a população não tem a exata percepção das ações do seu governo. Por que acha que isso acontece?

Prefeito – Pela primeira vez, na história da cidade, Belford Roxo tem projetos e parcerias. Isso significa, na prática, que temos potencial, que sabemos onde queremos chegar e de que modo podemos mudar a realidade para melhor. Asfaltamos mais de 100 km de ruas, becos e avenidas; inauguramos uma Estação de Tratamento de Esgotos (Sarapuí) que estava abandonada; com a conquista de uma alça de acesso ao Arco Metropolitano inserimos esta nova e importante rodovia na rota da economia da cidade; realizamos obras de saneamento em vários bairros; e com trabalho sério ganhamos credibilidade: quando o Governo do Estado implementou os programas "Rio Sem Miséria" e "Renda Melhor", Belford Roxo foi escolhida para 'cidade piloto' no Estado. Temos feito muito, com a consciência de que há muito por fazer – até porque pegamos Belford Roxo no chão, e não temos sido divulgados à altura do tanto que temos realizado. Contribui para isso, em grande parte, a imprensa, que cumpre o seu papel ao denunciar problemas e ao cobrar dos governantes quando necessário, mas que parece esquecer que também é seu dever informar o que tem sido feito de bom. Quando começarmos nossa campanha à reeleição, vamos ter um grande espaço para mostrarmos nossas realizações, e o cenário da "desinformação" vai mudar.

4- O que pode ser considerado um marco na sua administração?

Prefeito – Além das parcerias, inéditas no município, e do grande volume de obras de saneamento e infraestrutura – que têm resultado em um número cada vez maior de investimentos imobiliários e de empresários interessados no município, eu citaria: a grande reforma que fizemos no Hospital Municipal, hoje com 3 emergências 24 horas e agora com Centro Cirúrgico – que antes não existia; o fim do vergonhoso e histórico lixão do Babi, simultaneamente ao início das operações de um moderno Centro de Tratamento de Resíduos; a criação de áreas de proteção ambiental (APAs) em conjunto com diversas ações para ordenar a ocupação urbana e conter as enchentes – como a instalação das bombas de sucção para drenar as cheias do Canal do Outeiro e a entrega de centenas de unidades residenciais por meio do programa Minha Casa Minha Vida; e a construção da Sede própria da Prefeitura.

5- O senhor pode fazer um balanço da sua gestão?

Prefeito – Temos feito e investido como nunca antes na história de Belford Roxo. Além das demais realizações que já mencionei, na Educação, reformamos 32 escolas e vamos entregar toda a rede nos próximos 3 meses; colocamos a merenda escolar entre as 10 melhores do Estado e 25 creches, e uma escola técnica federal, serão instaladas na cidade. Na área de infraestrutura, construímos uma usina de asfalto com capacidade de produzir 40 toneladas por hora e começamos um levantamento completo sobre as necessidades de saneamento de todo o município. Considerando que ao tomar posse pegamos o município arrasado em todas as áreas, e se não bastasse tamanha tragédia, na lista da dívida ativa (no CAUC), temos feito muito. Mudamos o vetor da cidade. Tiramos o município do CAUC e estabelecemos parcerias. Em pouco mais de três anos, inserimos Belford Roxo definitivamente na agenda das principais ações dos governos Estadual e Federal e, com responsabilidade, demos início a uma transformação jamais vista: a de priorizar, em favor da população, os projetos mais urgentes - muitos deles, infelizmente, básicos -, mas que estão na rota do desenvolvimento que avança sobre a região, impulsionado também pela construção de outra nova rodovia, a Transbaixada, e pelos reflexos dos grandes eventos que estão por vir, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

6- Considerações finais.

Prefeito – Em nossa gestão, triplicamos nossa bancada de vereadores, consolidando o PT no município que, pela primeira vez, tem a oportunidade de ter um governo de continuidade com estabilidade e segurança aos projetos que estão sendo implantados no município. Ampliando para 8 anos seu tempo de gestão, com sucesso vamos fazer novo candidato do PT, em 2016. E isso é muito importante, porque estamos num momento especial, tanto se olharmos para o próprio município, quanto para o crescimento do Rio de Janeiro e do país no cenário global. Belford Roxo não pode parar, por isso, reafirmar meu compromisso com o desenvolvimento humano, econômico e social da cidade em que vivo e que governo com alegria, é reafirmar meu compromisso petista com uma cidade mais moderna, mais humana, mais digna, inserindo-a no contexto do desenvolvimento – como Lula fez com o Brasil e como a Presidenta Dilma tem feito. Meu compromisso com o PT está nas minhas raízes sociais, no médico que sou e que sempre trabalhou para pacientes do SUS, na visão humanista de vida que guia a minha trajetória, nas minhas prioridades como Prefeito que trabalha incessantemente para melhorar a qualidade de vida da nossa gente, e na responsabilidade da inclusão social de toda a população de Belford Roxo.

Fonte: Diretório Estadual PT/RJ

quarta-feira, 4 de abril de 2012


O deputado federal Luiz Sérgio, acompanhado pelo vereador Ilson Peixoto, representando a bancada do PT na Câmara Municipal de Angra, esteve reunido, na manhã desta segunda-feira (2/04), com o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, para tratar da polêmica envolvendo a ampliação do Terminal da Baía da Ilha Grande. O diretor explicou aos parlamentares que a ampliação do terminal de Angra dos Reis é prioridade para a Petrobras e que a empresa não desistiu de realizar a obra. "O terminal de Angra é fundamental para a Petrobras e a obra de ampliação na verdade segue o projeto original que já previa mais pontos de atracação", disse Paulo Roberto Costa.

O diretor afirmou ainda que o planejamento estratégico da Petrobras prevê a ampliação do Tebig, para atender a Reduc, Regap e exportações, e também a construção do terminal de Maricá para atender às necessidades do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. "A construção do terminal de Maricá não concorre com Angra. São duas obras importantes para a Petrobras e para o País. Nosso objetivo é fazer com que ambas sejam realizadas. Elas são fundamentais para a estratégia da empresa para os próximos anos", disse Paulo Roberto.

O único obstáculo para a execução da obra é a liberação, pelo Governo do Estado, da licença ambiental. "A tentativa que alguns estão fazendo de politizar essa questão é muito ruim e só prejudica Angra. O que ficou claro nessa conversa com o diretor Paulo Roberto Costa é que todos os agentes políticos de Angra precisam se unir para tentar convencer o governador Sérgio Cabral que o melhor para o estado, para Angra e para a Petrobras é realizar a obra de ampliação do Tebig", disse Luiz Sérgio. O deputado afirmou ainda que os argumentos para que o estado não conceda a licença são fracos. "Os navios e plataformas que estão próximos a locais como a Lagoa Azul nada têm a ver com a operação do Tebig. Além disso, o Tebig é a prioridade da Petrobras porque é a obra que causa menor impacto ambiental já que não existe necessidade de dragagem do canal de acesso e toda a estrutura já está pronta. Por isso os investimentos necessários são menores e o tempo para conclusão é menor", disse Luiz Sérgio.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Alcides Rolim inaugura Unidade de Saúde em Jardim Redentor


O prefeito de Belford Roxo, Dr. Alcides Rolim (PT), inaugurou a Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Anésia de Araújo Silva, na última sexta-feira (29 de junho), no Jardim Redentor. O posto terá duas equipes formadas com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e 10 agentes comunitários. A unidade atenderá em média sete mil pessoas por mês. A triagem dos pacientes começou nesta segunda-feira. O evento contou com a presença do vereador Nuna.

Alcides Rolim disse que apesar das dificuldades conseguiu realizar obras importantes no município, pois conseguiu aumentar a arrecadação em 40%.  Ele destacou obras importantes como o fim do lixão do Babi, dragagem no Rio Sarapuí, recapeamento da Av. Joaquim da Costa Lima, a construção do centro cirúrgico no Hospital Municipal Jorge Julio dos Santos, a nova sede da prefeitura, em São Bernardo, entre outros.

“Apesar de sermos um município pobre, estamos avançando, transformando esta cidade. Recentemente firmamos um convênio com o Governo do Estado de R$ 86 milhões que levará asfalto para diversos bairros como Jardim Cristina, Bom Pastor, entre outros. Teremos também R$ 24 milhões do PAC 2 que irão beneficiar São Leopoldo. Fizemos obras no Vilar novo, Titanic, Morro do Amor e muito ainda está por vir”, afirmou.

O secretário de Saúde, Gustavo Rodrigues, disse que 80% das necessidades de atendimento no bairro serão supridas com o funcionamento do posto. “Com coragem estamos conseguindo recursos e avançando na saúde. Somos uma equipe que trabalha e gosta do que faz. Quando o prefeito assumiu o governo eram sete equipes de USF, agora são 38”, frisou Gustavo.

Filha de Maria Anésia, a dona de casa Ana Lúcia da Silva, 47 anos, disse que ficou emocionada com a homenagem à mãe. “Minha mãe sempre gostou de ajudar. Ela já fez vários partos e rezou muitos doentes. Ela era uma referência no bairro. Todo mundo que ficava doente, procurava ela. Nossa família está muito feliz”, contou Ana Lúcia.

Fonte: Secretaria de Ciência e Tecnologia