O candidato à reeleição pela Coligação Somos um Rio, Eduardo Paes, anunciou neste final de semana, em caminhada pela Saara, um pacote de ações para a região nos próximos quatro anos. Tradicional mercado popular do Rio, a Saara será beneficiada com investimentos em infraestrutura e conservação numa área de 50 mil metros quadrados, caso Paes continue à frente da prefeitura.
Acompanhado pelo presidente da Sociedade dos Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega (Saara), Ênio Carlos Bittencourt, e do candidato a vice-prefeito, Adilson Pires, Paes foi entrevistado na Rádio Saara e depois caminhou pelo local, onde circulam cerca de 70 mil pessoas por dia. Para Ênio Bittencourt, chamado pelo candidato de ‘prefeito da Saara’, Paes é um exemplo de administrador:
- Paes é o melhor prefeito que o Rio já teve, um exemplo de administrador. Ele olhou para o Centro do Rio e tenho certeza que em um segundo mandato vai fazer ainda mais pela cidade e pela Saara.
Parte do corredor cultural do Centro Histórico, a Saara terá seus imóveis antigos recuperados e preservados. Entre as intervenções prometidas pelo candidato estão a pavimentação de ruas e calçadas; implantação de nova iluminação, rampas de acessibilidade e sinalização horizontal; reparos, limpeza e substituição dos dispositivos de águas pluviais existentes e implantação de galerias.
Saara: o mercado popular do carioca
Desde 2009, a Prefeitura do Rio tem investido na conservação da Saara, inclusive recuperando a escultura em bronze “O Mascote”, que fica no coração do mercado popular. Originalmente esculpida em 1964, por Honório Peçanha, a obra está instalada entre as ruas Buenos Aires e Regente Feijó. Para melhorar a infraestrutura, a prefeitura realizou diversas obras na região: as ruas da Alfândega, Senhor dos Passos, Buenos Aires e as transversais entre Campo de Santana e Rua Uruguaiana ganharam manutenção de asfalto, limpeza da rede de drenagem e nova iluminação. Já o Programa Asfalto Liso recuperou as principais vias do Centro, entre elas as avenidas Presidente Vargas e Rio Branco. A Praça Tiradentes, nos arredores do mercado popular, foi totalmente reformada, ganhando novos calçamento e iluminação, além da restauração do monumento a Dom Pedro I.
No primeiro semestre de 2014 deve entrar em operação o trecho Saara-Barcas do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), novo sistema de transporte coletivo que vai integrar todo o Centro do Rio, melhorando a circulação na região. A estação Saara será uma das primeiras a serem inauguradas e vai fazer parte da linha 3 (que vai ligar a Central ao Aeroporto Santos Dumont e terá dez estações).
Nenhum comentário:
Postar um comentário